Cuidados com a Prata

A Prata

É um metal nobre, muito sensível, que em contato com o ar, produtos químicos e fatores externos, tem como característica um processo denominado oxidação. Este fenômeno pode ocasionar uma alteração natural e superficial na cor original da prata, o que pode ser facilmente revertido com uma limpeza adequada.

A prata possui variadas graduações que indicam o seu nível de pureza. Essa pureza varia de acordo com a quantidade de outros metais que são fundidos juntamente com a prata no momento da preparação do material. Essa variação depende muito da finalidade que será dada à prata. Seguem algumas variações:

– Prata 1000: contém 99,9% de prata, podendo ser chamada de prata pura ou prata fina. Esta prata é utilizada em alguns processos específicos da joalheria, que necessitam de um grau de dureza mais baixo, como é o caso das joias feitas em crochê ou filigrana.

– Prata 950: contém 95% de prata e 5% de liga de outros metais, como por exemplo o cobre, e é ideal para a fabricação de joias artesanais. Apresenta alto brilho e ótimo grau de dureza.

– Prata 925: contém 92,5% de prata e 7,5% de liga de outros metais e é muito utilizada em peças que precisam de um grau de dureza mais alto, como acabamentos, correntes e peças fundidas.

Cuidados

Alguns cuidados são importantes para a conservação das peças de prata.

– Evitar que as peças entrem em contato com produtos químicos como cloro ou água sanitária.

-Evitar utilizar as peças no mar ou na piscina.

– Não deixar as peças de prata em contato com aparelhos eletrônicos ou outros metais.

– Guardar as peças de prata separadamente de peças feitas com outros metais, preferencialmente em embalagens de algodão.

– Não colocar perfume sobre a prata. Espere o perfume secar, antes de colocar suas peças!

Limpeza

Existem produtos próprios para a limpeza das peças em prata, mas segue aqui uma receita caseira, que proporciona ótimos resultados.

– 1 colher de sobremesa de bicarbonato

– água quente/fervente, suficiente para cobrir as peças – aproximadamente 200 ml

– papel alumínio

Colocar a água e o bicarbonato em um recipiente, preferencialmente de vidro ou alumínio, forrado com papel alumínio.

Deixar as peças de molho por aproximadamente 15 minutos e depois lavar com água corrente e detergente neutro.

Simples assim!

Esta receita é indicada para qualquer peça em prata, mas é excelente para limpar as peças feitas em crochê com fio de prata, por não ter nenhum atrito, não danificando as peças.

Caso o resultado não fique satisfatório, nos procure que limparemos a peça para você!

Deixe um Comentário